Pedro Pereira Lopes


Lopes, Pedro Pereira nasceu na Zambézia, em Moçambique, em 1987. Contador de histórias e poeta, é fundador da web-revista de literatura “Lidilisha” e do “Projecto Ler para Ser”. Licenciado em Administração Pública pelo Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) e Mestre em Políticas Públicas pela Escola de Governação da Universidade de Pequim (China), é docente e pesquisador no Instituto Superior de Relações Internacionais, em Maputo.
OBRAS DA KAPULANA
Viagem pelo mundo num grão de pólen e outros poemas, 2015. [Vozes da África]
Kanova e o segredo da caveira, Contos de Moçambique, v. 5, 2017.
OUTRAS PUBLICAÇÕES
O homem dos 7 cabelos. Maputo: Alcance Editores, 2012.
Kanova e o segredo da caveira. Maputo: Escola Portuguesa de Moçambique,; Barcelona: Fundació Contes pel Món, 2013.
Viagem pelo mundo num grão de pólen e outros poemas. Maputo: Escola Portuguesa de Moçambique, 2014.
A história do João Gala-Gala. Maputo: Escola Portuguesa de Moçambique, 2017.
O mundo que iremos gaguejar de cor. Maputo: Cavalo do Mar, 2017.
PRÉMIOS, CONCURSOS E OUTRAS PARCIPAÇÕES
Prêmio Lusofonia, Município de Trofa, 2010.
Menção honrosa, Prêmio Literário 10 de Novembro. Maputo, 2015.
Menção honrosa, Prêmio Literário Eduardo Costley-White. Lisboa, 2016.

PRINCIPAIS OBRAS PUBLICADAS
2017, Cavalo do Mar
Numa obra de 100 páginas, dividida em 12 textos, Pedro Pereira Lopes, 30 anos, assinala a crueldade de alguns dos acontecimentos que marcaram a História de Moçambique, como os campos de reeducação dos primeiros tempos de independência e a guerra civil de 16 anos. “No texto ‘Reza as tuas orações todos os dias, parto da realidade dos campos de reeducação para debater os dramas que ali se passaram, manifesto a minha recusa de que esse capítulo da nossa História possa ser soterrado”
Viagem pelo mundo num grão de pólen e outros poemas
Ano: 2014 | Editora: Escola Portuguesa de Moçambique / Kapulana (BR) 2016
Em “Viagem pelo mundo num grão de pólen e outros poemas”, o escritor moçambicano Pedro Pereira Lopes cria poemas fantásticos que transportam as crianças para um universo mágico. Nessa viagem por meio das palavras e das ilustrações de Filipa Pontes, as crianças podem conviver com personagens incríveis, simpáticos animais, estranhos objetos e delicados elementos da natureza. Cada poema é um convite para que novos mundos sejam criados e explorados!
2013, Escola Portuguesa de Moçambique
“Kanova e o segredo da caveira” traz a história do vaidoso mambo de Mopeia, que não está mais contente com as coroas que tem em seu guarda-roupa! Assim, envia todos os meninos de mais de 10 anos existentes no reino para encontrar materiais para a confecção de uma nova coroa. Entre os meninos está Kanova, que, com a ajuda de uma caveira falante encontrada pelo caminho, passa por aventuras na busca de materiais dignos de uma coroa para o mambo.
2012, Alcance Editora
O livro retrata a história de Kussungula, que nasce sem cabelos […]. Kussungula atinge a adolescência e na sua cabeça não se vislumbra nem um fio sequer de cabelo e, como se isso não chegasse, é motivo de piada e discriminação na aldeia. Farto da situação, Kussungula decide isolar-se numa montanha. Neste local aparecem-lhe 7 fios de cabelo na cabeça – e o conto torna-se uma fábula –, conhece uma rapariga, por sinal filha de uma feiticeira, e apaixona-se […]. E aqui começa um conflito e a contradição. Mas, com a ajuda do seu gato de estimação e de 2 fios do seu cabelo, Kussungula e a sua amada Tchanaze derrotam a feiticeira. Kussungula, o homem dos 7 cabelos, vê os seus cabelos reduzidos a 5. E a história termina, como todos os contos encantados, com o clássico “casaram-se, tiveram filhos e viveram felizes para sempre”.
Referências

Por Egnâncio Mboene, estudante de Administração Pública no Instituto Superior de Relações Internacionais, blogueiro desde 2014. Professor de língua inglesa, formado pelo Instituo de Formação de Professores de Chibutuíne.
Hobbies: escrever, fazer música (rap) e estudar...

Com tecnologia do Blogger.